No último sábado (17), uma árvore da espécie munguba caiu no centro de Anápolis, destruindo um carro de passeio. A prefeitura suspeita que o besouro prateado, conhecido por enfraquecer a estrutura das árvores, tenha sido o responsável pelo incidente.

A árvore caiu na Avenida Goiás, entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Firmo de Velasco. Apesar dos danos ao veículo, que teve o teto amassado e o para-brisa quebrado, ninguém ficou ferido.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos informou que, desde o ano passado, realiza a identificação e remoção de árvores com risco de queda. O foco principal são as árvores da espécie monguba, atacadas pelo besouro prateado (Euchroma gigantea).

“Esse besouro não possui predadores naturais e ataca árvores dessa espécie em todo o Brasil. Ele enfraquece o caule, causando a queda da árvore”, explicou a prefeitura.

De acordo com o comunicado, a Diretoria de Meio Ambiente e a Diretoria de Limpeza Urbana vão intensificar a remoção das árvores afetadas e identificar novas áreas de risco. O plano é substituir gradualmente as espécies exóticas por árvores nativas do cerrado, melhorando a arborização da cidade.

O Besouro

Com até oito centímetros de comprimento e carapaça brilhante, o besouro prateado ou metálico, o Euchroma gigantea representa perigo para algumas espécies de plantas de grande porte. É que as larvas desse inseto são capazes de perfurar a madeira e enfraquecem a base das árvores, que chegam a perder galhos ou cair por completo. A principal árvore que o besouro metálico ataca é a mungubeira.

“Acredita-se que foi através dessa espécie (mungubeira) que esse besouro se dispersou por todo o Brasil, além da zona de ocorrência natural”, explicou o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *