O agressor é o parlamentar Fernando Mineiro, de 67 anos.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, o deputado do PT Fernando Mineiro (RN), da Câmara dos Deputados, aparece agredindo um opositor político, identificado como Matheus Faustino, membro do MBL no Rio Grande do Norte.
O caso foi registrado nesta sexta-feira (15), no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. A confusão, segundo relatos, começou após uma série de questionamentos que Faustino fez para a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), como o aumento de casos de feminicídio em 2023, que bateu recorde no país, sendo o maior período desde o início da série histórica.
Ao fazer indagações relacionadas a dados oficiais sob o governo Lula, uma discussão começou a ocorrer, envolvendo também Fernando Mineiro, que caminhava ao lado de Gleisi. O aliado da petista não se conteve e passou a agredir fisicamente o opositor.
Nas imagens, é possível ver que o homem chega a fazer provocações verbais, como citações de acusações e investigações passadas envolvendo Gleisi, o ex-esposo, Paulo Bernardo, e seu atual namorado, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).
Ainda que ambos estivessem sendo afrontados, a reação de Fernando Mineiro foi visivelmente desproporcional, visto que não existia uma aparente ameaça contra a integridade física dele e de Gleisi.
Na ação, ainda é possível ouvir as seguintes palavras justificando sua atitude: “Fascista eu quebro no pau!”
Por meio da rede social X, antigo Twitter, o petista confirmou a agressão revelada pelas imagens e tentou justificar o ataque. Até a manhã deste sábado (16), nenhum veículo da imprensa convencional havia noticiado o fato.